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A  transformação digital é uma nova realidade no setor imobiliário

Você sabe como utilizar a transformação digital para melhorar os resultados e destacar o seu negócio da concorrência?  Para isso, a tecnologia é fundamental para otimizar os processos de gestão e vendas para construtoras, incorporadoras e imobiliárias.

Para uma construtora, a transformação digital pode contribuir desde máquinas e ferramentas tecnológicas até softwares e aplicativos que facilitam a gestão dos processos. Com tantas atualizações a todo momento, é preciso estar inteirado com as novidades do mercado para automatizar os processos, por meio da transformação digital.

Agora você vai entender um pouco mais sobre o cenário tecnológico atual e vai perceber o quanto as ferramentas podem ser uma aliada inovadora para o setor imobiliário.

A internet das coisas na transformação digital

A utilização constante de Inteligência Artificial e aparelhos digitais conectados à internet entre si, na qual existe uma grande quantidade de dados em nuvens (Big Data) é a Internet das coisas.  Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de dispositivos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

Ainda assim, é preciso se preparar para o advento da Indústria 5.0 que visa desenvolver tecnologias mais humanas, responsáveis e conscientes ambientalmente.  E é dessa evolução que surgiram categorias de negócios que possuem a tecnologia como base.

O que é Construtech? 

Para as construtoras, existe a categoria de startups ligadas à construção civil: as Construtechs. O conceito surge nos Estados Unidos, juntamente com vários outros similares, como contechs, proptechs, retechs, greentchs, infratechs e ebuyers. 

As Construtechs envolvem gestão de projetos, compra de insumos, relatórios, BIM (Building Information Model), entre outros. Esse apoio está do canteiro da obra e se estende até à gestão, vendas, e planejamento de projetos e processos. Usando tecnologias diversas, como a inteligência artificial e big data, para coletar dados, prever possíveis erros e acidentes, além de avisar quando é preciso fazer manutenção. 

O que é Protech?

O nome é abreviação para o termo Property Technology. Traduzindo para o português, significa Tecnologia Imobiliária. São startups que utilizam da tecnologia como parte do processo de comercialização dos imóveis. Estão mais ligadas à propriedade e gestão do processo de vendas. 

Mas como utilizar essas tecnologias na prática? Confira alguns exemplos de como utilizar as inovações em cada área.

Inovação nas vendas e gestão com o CRM e ERP

Os sistemas que gerenciam o relacionamento com o cliente como o CRM, ou Customer Relationship Management, otimizam a jornada do cliente e é possível mapear o público, para impulsionar seus resultados nas estratégias de venda, além de ter acesso a informações que ajudam no relacionamento com o cliente. 

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de planejamento de recursos empresariais. É um software de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em uma única plataforma. A partir das informações levantadas pelo ERP, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Inovação digital no atendimento aos clientes

O atendimento ao cliente também pode ser feito de forma tecnológica. É possível usar chatbots ou ferramentas integradas ao seu site que auxiliarão no contato. Esse meio também dá apoio na etapa de pré-venda e coleta de leads, o que é bastante importante para as ações de Marketing. 

Assim, com o CRM vários estágios são otimizados em um só lugar. Além de investir em uma experiência mais completa para os clientes.

Vale lembrar que o Consumidor 4.0 é o perfil atual de usuários conectados, em todo momento, à internet. Nesse sentido, hoje, buscam por experiências e só acompanham marcas em que acreditam e com quem possuem identificação. 

Logo, utilizar a tecnologia para fornecer o melhor atendimento é uma necessidade do mercado imobiliário, principalmente, para cativar os clientes e se conectar com eles de um jeito mais humanizado e consciente. 

Otimização no processos de pagamento de comissões imobiliárias

A transformação digital também reduz a burocracia de processos de gestão e pagamentos de comissões de vendas imobiliárias, já que várias plataformas, como a LinkPay, estão disponíveis para facilitar as atividades de gestão e otimizar processos. Isso garante a visão em tempo real de todas as comissões, sem perda de benefícios para os clientes. 

É possível usar um sistema web para gestão e pagamento de comissões, controlar e  armazenar os dados, painel de performance detalhada de cada corretor de, entre outras informações. Além disso, a plataforma LinkPay oferece recursos de banco digital para consultar extrato, pagar contas, fazer transferências e até mesmo antecipar créditos de comissões a receber.

Gestão de comissão de vendas imobiliárias

Tudo que for necessário para uma gestão completa e bem estruturada, pode estar integrado em um sistema web, criando um ecossistema tecnológico voltado para o mercado imobiliário. Logo, você economiza tempo e, ainda, consegue acessar as comissões em qualquer hora e lugar. 

Assim, corretores e empresas dentro e fora do escritório podem se conectar e obter as informações necessárias. Com a LinkPay o gestor automatiza a visão de comissões dos seus corretores, destrava o fluxo operacional entre a secretaria de vendas e o departamento financeiro. Evita a bitributação e o recebimento de cheques. 

Seu negócio está preparado para a transformação digital? 

Neste artigo vimos a importância de ter a tecnologia como aliada em todos os processos do setor imobiliário. A transformação digital no setor imobiliário pode permitir agilidade e diminuir a possibilidade de erros. 

É importante estar aberto às novas tecnologias para inovar e se adaptar a cada cenário e mudança do mercado. Ou seja, é preciso se manter atualizado e organizado para melhorar os processos de gestão e venda. 

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